Ginástica Artística

No ano letivo de 2023/2024, demos início à formação de um grupo de Ginástica Artística no Colégio Dom Diogo de Sousa. Este grupo destina-se aos alunos deste colégio com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos, contando atualmente com cerca de duas centenas de atletas. A Ginástica carateriza-se por ser uma modalidade extremamente complexa nos aspetos técnicos e muito exigente do ponto de vista físico, requerendo capacidades de diferentes níveis, como a força, a flexibilidade, a expressão artística e a coragem (FIG), sendo esta uma das modalidades olímpicas mais populares, devido à sua espetacularidade e exigência.

A Ginástica reúne um amplo repertório de exercícios físicos, podendo utilizar-se como treino funcional, pois dela fazem parte os mais diferentes tipos de ações motoras que podem auxiliar no desempenho e desenvolvimento físico, psíquico e emocional das crianças.

Os benefícios que a Ginástica aplicada proporciona às crianças e jovens vai muito além dos benefícios físicos, desenvolvendo também as dimensões atitudinais, conceituais, possibilitando o desenvolvimento de valores, respeito mútuo entre alunos, cooperação, persistência, coragem, disciplina e espírito de sacrifício.

Incluídos no universo da Ginástica, temos a seguintes modalidades: Ginástica Artística (Masculina e Feminina), Ginástica Rítmica, Ginástica Acrobática, Ginástica Aeróbica e Trampolins.

Até ao momento, focamos a nossa atenção na iniciação gímnica, tendo por base a Ginástica Artística (solo e aparelhos), explorando igualmente a Ginástica Acrobática, tão importante para a Ginástica de Grupo, a qual se constitui como um dos nossos grandes objetivos, não só pela sua exigência física e desafio, mas, sobretudo, pelos aspetos relacionados com as interações sociais, as quais se constituem basilares nesta modalidade.

Em suma, podemos destacar algumas contribuições da atividade gímnica, as quais procuramos promover:

 – disposição para explorar e experimentar vários movimentos;

 – persistência e determinação para realizar movimentos cada vez mais difíceis;

 – manifestação da personalidade e da originalidade através da seleção, coordenação e execução dos movimentos;

 – promoção da colaboração, cooperação na execução e segurança do outro, promovendo o espírito de grupo e coletividade;

 -zelo pela organização, pela disciplina e partilha de tarefas e decisões.