
Crianças do segundo ano aprendem manobras de Suporte Básico de Vida
Maio 23, 2025
Estudantes do Colégio Dom Diogo de Sousa exploram a Geodiversidade, Biodiversidade e Cultura na Serra da Estrela durante visita de estudo ao Geopark Estrela
Maio 27, 2025O Guilherme Gartner Guimarães, aluno da turma 9.º 52, é um dos finalistas do concurso nacional “Astronauta por um Dia”, promovido pela Agência Espacial Portuguesa, e terá a oportunidade de experimentar a sensação de gravidade zero durante um voo parabólico a bordo do Airbus A310 da empresa francesa Novespace.
O concurso “Astronauta por um Dia” tem como objetivo divulgar e promover o interesse pelo Espaço entre os mais jovens. Este ano, pela quarta vez consecutiva, dará novamente a oportunidade a 30 jovens, com idades entre os 14 e os 18 anos, a experiência única de participar num voo parabólico e experimentar as condições de microgravidade sentidas pelos astronautas no espaço.
O processo de seleção dos 30 finalistas decorreu em várias fases. Dos 545 candidatos inscritos a nível nacional, 250 passaram à segunda fase, em que realizaram provas de memória, velocidade e raciocínio espacial. Destes, 100 avançaram para a terceira fase, centrada na avaliação da aptidão física. Posteriormente, 50 candidatos foram selecionados para a quarta fase, dedicada à avaliação das capacidades de comunicação, através de entrevistas individuais conduzidas por um júri da Agência Espacial Portuguesa e da Ciência Viva. Destas entrevistas resultaram os 30 finalistas que participarão no voo parabólico, agendado para o dia 21 de setembro de 2025, que habitualmente se realiza na Base Aérea de Beja.
O Guilherme superou com sucesso todas as fases do programa e, no próximo ano letivo, assumirá o papel de “Embaixador do Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia”. No âmbito desta função, terá a responsabilidade de organizar e dinamizar diversas atividades nas escolas do distrito de Braga, com o objetivo de divulgar a iniciativa junto de outros jovens e fomentar o interesse pelas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
A participação em projetos como este evidencia a importância da formação integral dos jovens, promovendo competências essenciais para formar cidadãos conscientes, autónomos e preparados para os desafios do futuro.