
Escola de Ballet
A evolução e o sucesso dos alunos nos Exames da RAD, os resultados alcançados (Méritos e Distinções), os cursos, workshops e masterclasses em que participam, as aulas abertas, bem como todas as produções que a Escola já levou a palco (entre elas Alice no País das Maravilhas – 2011, Aladino – 2012, Cinderela – 2013, A Bela e o Monstro – 2014, A Pequena Sereia – 2015, O Rei Leão – 2016, Pocahontas – 2017 e Peter Pan – 2018, em auditórios da cidade de Braga, para além de O Quebra-Nozes – 2016 e O Expresso Polar – 2017, no Coliseu do Porto) contam a sua história e inspiram toda esta comunidade, diariamente, a trabalhar e a progredir, com a certeza de que o método e a disciplina,
aliados à partilha e à paixão, permitem que, ao invés de se limitarem desafios, se desafiem limites.

Clube de Pintura
O Clube de Pintura vai de encontro às actividades de enriquecimento curricular na área das expressões. Tem implícita a ideia de livre associação de alunos motivados e sensíveis para a pintura e com bom aproveitamento escolar.
Pressupõe algumas regras que passam pelo comprometimento num trabalho responsável.
Objetivos Gerais:
– Potenciar a intercepção de competências num contexto facultativo;
– Enriquecer culturalmente os alunos;
– Optimizar recursos humanos.
Objetivos Específicos:
– Alargar conhecimentos e técnicas;
– Desenvolver o sentido estético e o espírito crítico.
Definição de conteúdos:
Embora esta actividade seja para desenvolver de forma livre relativamente a conteúdos programáticos, serão definidos com os alunos, algumas orientações na selecção de conteúdos a abordar.
Técnicas:
– Guache, aguarela, acrílico e técnicas mistas.
Materiais:
– Pigmentos/tintas, solventes, papéis, telas, suportes variados, chacota, cartões, pincéis, paletas e espátulas.
Os Elementos formais a trabalhar são a expressão técnica, linha, textura, estrutura, perspetiva, luz, cor, forma e composição. As formas de expressão a abordar serão a abstracta, figurativa, naturalista e realista.

Dança de Salão

Aulas de Esgrima
A esgrima é um desporto Olímpico, que se pratica com uma arma (Florete, Espada, ou Sabre), que não envolve riscos físicos para quem a pratica devido aos materiais e regras de segurança que engloba, no qual o esgrimista tem por objectivo “tocar” o seu adversário e evitar por ele ser “tocado”. Como actividade desportiva, a esgrima desenvolve no praticante capacidades físicas (coordenação motora; resistência, velocidade; etc.) e mentais (concentração; capacidade decisória; velocidade de raciocínio; estratégia; autoconfiança).
As regras de cortesia e o respeito pelos adversários, que formam parte do núcleo central dos princípios da esgrima, que Séneca expressou da seguinte forma: “combater é coisa completamente diferente de exercitar-se com a esgrima“, acrescidas das demais características, fazem com que a esgrima seja entendida por muitos académicos como uma actividade que contribui para a melhoria das capacidades cognitivas, intelectuais e físicas dos jovens, assumindo-se como um excelente instrumento na sua formação como pessoas.
Uma das muitas definições da esgrima, curiosamente de um Português, é a seguinte: “a esgrima é xadrez jogado à velocidade da luz”.
Os esgrimistas do Colégio D. Diogo de Sousa participam em competições regionais, nacionais e internacionais.
Se pretendes a emoção da competição, se gostas da “beleza” dos movimentos dos esgrimistas, se queres divertir-se num ambiente de amizade, vem praticar esgrima no Colégio D. Diogo de Sousa.

Escola de Futebol
Os Objetivos Gerais da Futescola Colégio Dom Diogo pretendem proporcionar a todos os alunos atividades desportivas de carácter recreativo/lúdico, de formação, ou de orientação desportiva, tendo em vista a aquisição de competências físicas, técnicas e táticas.
Dois traços fundamentais salientam a importância e a identidade do Futebol:
– o apelo à cooperação entre elementos da mesma equipa. Assim, dever-se-á desenvolver nos praticantes o espírito de colaboração e entreajuda, podendo o jogo constituir-se como um espaço privilegiado para que os praticantes exprimam a sua individualidade e simultaneamente aprendam a conjugar os interesses pessoais aos da equipa;
– o apelo à inteligência, como capacidade de adaptação a novas situações, isto é, capacidade de elaborar respostas adequadas perante as situações aleatórias e diversificadas que ocorrem no jogo.
Objetivos Específicos:
- Formação Social – relações humanas, vertente educativa;
- Formação Desportiva – para além da parte técnica (garantir a aprendizagem e o aperfeiçoamento das técnicas básicas), saber estar, fair-play, respeito pelos outros, bons hábitos;
- Formação Psicológica – noções de autoestima, confiança, motivação (desenvolver o gosto e o hábito da pratica desportiva regular) ajuda na construção da personalidade;
- Introdução a noções tático-técnicas específicas;
- Apreender a noção de equipa e trabalho de grupo (estimular a cooperação e as relações interpessoais);
- Promover a competitividade, como forma de desenvolvimento (estimular a superação e espírito de sacrifício);
- Promover a saúde física e psicológica dos participantes.

Ginástica Artistica
No ano letivo de 2023/2024, demos início à formação de um grupo de Ginástica Artística no Colégio Dom Diogo de Sousa. Este grupo destina-se aos alunos deste colégio com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos, contando atualmente com cerca de duas centenas de atletas. A Ginástica carateriza-se por ser uma modalidade extremamente complexa nos aspetos técnicos e muito exigente do ponto de vista físico, requerendo capacidades de diferentes níveis, como a força, a flexibilidade, a expressão artística e a coragem (FIG), sendo esta uma das modalidades olímpicas mais populares, devido à sua espetacularidade e exigência.
A Ginástica reúne um amplo repertório de exercícios físicos, podendo utilizar-se como treino funcional, pois dela fazem parte os mais diferentes tipos de ações motoras que podem auxiliar no desempenho e desenvolvimento físico, psíquico e emocional das crianças.
Os benefícios que a Ginástica aplicada proporciona às crianças e jovens vai muito além dos benefícios físicos, desenvolvendo também as dimensões atitudinais, conceituais, possibilitando o desenvolvimento de valores, respeito mútuo entre alunos, cooperação, persistência, coragem, disciplina e espírito de sacrifício.
Incluídos no universo da Ginástica, temos a seguintes modalidades: Ginástica Artística (Masculina e Feminina), Ginástica Rítmica, Ginástica Acrobática, Ginástica Aeróbica e Trampolins.
Até ao momento, focamos a nossa atenção na iniciação gímnica, tendo por base a Ginástica Artística (solo e aparelhos), explorando igualmente a Ginástica Acrobática, tão importante para a Ginástica de Grupo, a qual se constitui como um dos nossos grandes objetivos, não só pela sua exigência física e desafio, mas, sobretudo, pelos aspetos relacionados com as interações sociais, as quais se constituem basilares nesta modalidade.
Em suma, podemos destacar algumas contribuições da atividade gímnica, as quais procuramos promover:
– disposição para explorar e experimentar vários movimentos;
– persistência e determinação para realizar movimentos cada vez mais difíceis;
– manifestação da personalidade e da originalidade através da seleção, coordenação e execução dos movimentos;
– promoção da colaboração, cooperação na execução e segurança do outro, promovendo o espírito de grupo e coletividade;
-zelo pela organização, pela disciplina e partilha de tarefas e decisões.

Dança
Hip-Hop
As danças urbanas são consideradas como uma manifestação artística de ampla riqueza cultural. Elas têm se difundido cada vez mais em diversos espaços da sociedade.
Nesse contexto, quisemos inserir esse projeto HIP-HOP (danças urbanas) no Colégio Dom Diogo de Sousa para estimular os jovens desta instituição a desenvolver varias capacidades, tais como:
- Contribuir para o reforço de uma cultura de cooperação de modo a desenvolver uma perspectiva integradora do trabalho artístico no meio escolar;
- Fomentar o gosto pela música e movimento;
- Contribuir para a produção de conhecimento em torno da arte contemporânea e das novas linguagens expressivas;
- Promover o espírito de equipa e a possibilidade de uma aprendizagem conjunta;
- Desenvolver uma postura de cumprimento de regras que possibilitem um bom ambiente de ensino/aprendizagem;
- Sensibilização, promoção e divulgação da modalidade;
- Criar hábitos de vida saudável;
- Combater o sedentarismo;
- Permitir o desenvolvimento motor, cognitivo, afectivo, social e cultural ampliando a capacidade de compreender e identificar diferentes estilos musicais e as suas possíveis formas de expressão.

Yoga
Kids
A atividade Yoga Kids está no Colégio D. Diogo de Sousa desde há quatro anos no ensino pré-escolar e já conta com mais de 180 inscritos que incluem, desde há dois anos, uma turma de primeiro ciclo.
O Yoga e a meditação potenciam, desde a infância, a saúde física e emocional da criança, e são altamente benéficas para uma adaptação ao contexto escolar com confiança e autoestima elevadas.
O Yoga Kids é uma prática que enriquece a criança para o resto das suas vidas, sendo fundamental para que conheçam o seu corpo, saibam respirar melhor e aprendam a concentrar-se e a gerir a sua energia.
A atividade envolve as crianças a nível global e ajuda-as a viver o dia a dia de forma mais estável e em harmonia com os outros.
Principais benefícios:
– Aumento da consciência corporal e da coordenação motora;
– Posturas que trabalham a força, a flexibilidade e que ajudam ao desenvolvimento saudável da criança;
– Aumento do foco, concentração e força de vontade;
– Aumento da calma, serenidade e respeito pelo outro;
– Aumento da consciência emocional, níveis de autoestima e autoconfiança;
– Desenvolvimento da criatividade e da imaginação.

Karaté
Karaté AJKP-Escola Karaté Dom Diogo Sousa
O Karaté uma actividade formativa que cultiva e desenvolve o respeito, a etiqueta, a concentração, a disciplina e o espírito de conquista que é determinante num mundo tão competitivo como aquele em vivemos.
Para além destes factores socioculturais que são extremamente importantes, a AJKP tem vindo a fundamentar a sua intervenção na evidência científica para ensinar o Karaté, adaptando-o às reais necessidades físicas, fisiológicas e psicológicas da criança. Esta nova metodologia no ensino do Karaté, estimula a criança com trabalho de âmbito geral, de forma lúdica e divertida, criando adaptações físicas, que desenvolvem a inteligência motora, assim como todas as capacidades coordenativas e fundamentais na criança.
Temos plena convicção de que as crianças que, pelo menos durante um ano, pratiquem esta modalidade, melhoram a sua actividade cerebral, inteligência motora, comportamento na escola, reduzem os níveis de obesidade, obtendo consequências positivas na sua performance escolar e no seu quotidiano.
Benefícios Morais
- Cortesia
- Integridade
- Perseverança
- Respeito
- Auto-confiança
Benefícios Físicos
- Desenvolvimento das capacidades condicionais
- Atividade aeróbia e anaeróbia
- Desenvolvimento dos reflexos
- Alívio do stress
- Prática de defesa pessoal

Natação
O desenvolvimento da Escola de Natação do Colégio Dom Diogo de Sousa passa sobretudo pela promoção do gosto e da prática da atividade desportiva na vertente da Natação Pura (ensino e aprendizagem das quatro técnicas e respetivas partidas e viragens), assim como a Natação Livre.
Pretende-se ainda contribuir para o desenvolvimento físico, psíquico e social dos alunos, aumentar a autonomia e a segurança no meio aquático, cultivar e desenvolver o desportivismo e as relações interpessoais, bem como o espírito lúdico e recreativo.
Distinguimos duas vertentes da Escola de Natação, o Ensino Curricular e o Ensino Extracurricular:
O Ensino Curricular, representado pela disciplina de Educação Física, que contempla a unidade didática de Natação para todas as turmas do colégio (Educação Pré-Escolar, Primeiro Ciclo, Segundo Ciclo, Terceiro Ciclo até e Ensino Secundário).
O Ensino Extracurricular, representado pelo ensino da natação para crianças, adolescentes e adultos, assim como pela natação em horário livre.
As turmas estão divididas por idades e por níveis de execução técnica, ingressando os alunos em turmas adequadas ao seu escalão etário, desenvolvimento psíquico, fisiológico e nível técnico.
O ensino-aprendizagem está sistematizado em níveis de execução técnica interligados com objetivos bem definidos:
- O primeiro nível (Nível I) refere-se à Adaptação ao Meio Aquático e tem como principal objetivo familiarizar os alunos com a água, permitindo-lhes a aquisição da técnica rudimentar de sobrevivência;
- O segundo nível (Nível II), a Formação Técnica Elementar, são aulas destinadas a alunos com a adaptação ao meio aquático adquirida e a iniciação às técnicas alternadas (Crol e Costas) e saltos;
- No terceiro nível (Nível III), Aperfeiçoamento das técnicas alternadas e iniciação à técnica de Bruços;
- O quarto nível (Nível IV), refere-se à Formação Técnica Avançada, aperfeiçoando-se a técnica de Bruços e dá-se início à técnica de Mariposa.

Ténis
O projeto Smash Ténis, pretende ser uma opção válida nas atividades extracurriculares para os alunos do Colégio D. Diogo de Sousa, nomeadamente para os destinatários cujas idades se situam entre os 6 e os 18 anos.
O ténis é um desporto completo. Quando praticado regularmente, permite fomentar as capacidades mentais e físicas, dando a oportunidade ao praticante de socializar e de gozar a sensação de competição.
Numa sociedade cada vez mais sedentária, é imperativo que a cultura desportiva seja implementada o mais cedo possível para, a partir de tenras idades, se cimentarem hábitos regulares desportivos. Neste sentido, o ténis apresenta inúmeras vantagens quer ao nível do rendimento físico quer ao nível das competências sociais melhorando a autoestima do aluno.

Xadrez
A Atividade de Enriquecimento Curricular (AEC) de xadrez é uma iniciativa educativa que oferece aos alunos uma oportunidade única de aprender e desenvolver competências importantes de forma lúdica e desafiadora. O xadrez, muito mais do que um simples jogo de tabuleiro, é uma ferramenta pedagógica poderosa que estimula o pensamento crítico, o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas, sendo ideal para crianças e jovens em idade escolar.
Durante as sessões, os alunos têm contacto com as regras do jogo, aprendem os movimentos das peças e exploram estratégias básicas e avançadas. Este processo fomenta a concentração, a paciência e a tomada de decisões ponderadas, competências que são fundamentais não apenas no jogo, mas também em diversas áreas do quotidiano. Além disso, o xadrez ajuda a desenvolver a criatividade e incentiva os participantes a planear com antecedência e a prever as consequências das suas ações.
O ambiente criado numa AEC de xadrez é inclusivo e dinâmico, permitindo que os alunos interajam uns com os outros de forma respeitosa e colaborativa. Ao competir e ao partilhar ideias, aprendem o valor do respeito pelo adversário, bem como a importância de lidar com vitórias e derrotas de maneira equilibrada.
Para além dos benefícios cognitivos, esta atividade também tem um impacto positivo no desenvolvimento emocional e social dos participantes. O xadrez contribui para fortalecer a autoconfiança, a gestão da frustração e a persistência na superação de desafios. É uma prática que alia o prazer do jogo ao enriquecimento do currículo escolar, promovendo o gosto pelo conhecimento e pelo desenvolvimento contínuo.